-
Arquitetos: Colectivo PEC
- Área: 4137 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Juan Carlos Quindós
PEC é um espaço de trabalho compartilhado onde se reuniram profissionais de diversas áreas para a sua criação, construção e gestão.
O PEC é composto de pessoas que se dedicam à arqueologia, arquitetura, execução de obras, comunicação, edição e expressão gráfica.
No início de 2012, o Mercado de San Fernando estava em declínio, com a metade das barracas vazias. Pouco mais de um ano depois está com 100% de ocupação e imerso em um processo de reativação, graças à iniciativa da participação dos cidadãos com novos projetos. No que diz respeito ao funcionamento do mercado, o proprietário do edifício da Câmara Municipal, administra o estabelecimento de novos operadores através de cessão e estes são organizados pela associação (Associação de Comerciantes do Mercado de San Fernando), composta por cada uma das barracas.
O mercado realiza seu próprio processo de tomada de decisões internas através da participação de todos os membros da Associação. Isso permite uma transformação de dentro, mantendo a identidade do mercado de bairro, posicionando-se contra a especulação nos espaços públicos e ao mesmo tempo proteger o patrimônio social. Antes, um mercado de peixe, foi renovado pelos seus habitantes, com materiais reutilizados de demolições locais.
Projeto e construção colaborativos
Os processos de projeto e construção ocorreram ao mesmo tempo, cada um dos projetos que, finalmente, definiram a ação foram acordados entre os membros do PEC durante as reuniões semanais que aconteceram durante a evolução do trabalho, planejando as seguintes tarefas e tomando as decisões de projeto subsequentes.
No processo de projeto foram definidas as necessidades de uso dependendo das atividades que os habitantes pensaram em desenvolver. A metodologia foi baseada em uma conjugação visão não radical dessas atividades juntas em um pequeno espaço.
A execução física foi realizada por seus usuários atuais, que, com base em seus conhecimentos, lançaram processos de ensino e aprendizagem.
Upcicling: é o processo de conversão de resíduos ou produtos inúteis em novos produtos com melhor qualidade ou de melhor valor ambiental.
A fim de definir os elementos de trabalho, realizamos uma coleta seletiva de resíduos segundo as necessidades. Quando eles foram coletados, os elementos foram identificados e fotografados para o dimensionamento. Eles foram salvos em um inventário, que foi uma importante ferramenta de design que, finalmente, se materializou em um catálogo.
Bio-construção
O resto dos materiais que constituem o trabalho foram escolhidos com os critérios de construção com baixo impacto, utilizando materiais e métodos de bio-construção contemporâneos e eficiência energética. Por esta razão, as fontes de materiais foram selecionados de acordo com o ciclo de vida.